sábado, agosto 30, 2008

A vergonha

Ontem dei com aquele site e questões sobre vergonha entre casais e não só. Ou é ele que tem vergonha dela, ela dele, ou ela ter vergonha dos pais, ele ter vergonha da terra dele,...vergonha de tudo!

Deitei-me ontem a pensar "como é que podemos detectar esse sentimento?".
É relativamente fácil detectar um ataque de raiva, uma pessoa com ciumes, alguem alegre, alguem triste, e então uma pessoa com vergonha de algo? Não sei ver!


Ontem li na net variadissimas opiniões, desabafos, sobre o assunto e não entendo como as pessoas tem vergonha de tanta coisa!


Esta
acha que ele tem vergonha dela...

Esta
tem namorado mas ele não a assume

Esta
não é apresentada aos pais dele

Esta
tem vergonha dos pais!

Esta
namora à anos e não conhece ninguém!

A pesquisa foi algo demorada, à medida que ía lendo mais curiosidade me despertava este assunto:


Depois desse dia, começamos a namorar .O problema é que eu tinha que namorar escondido dos meus irmãos e da minha mãe. Eu gostava da Genoveva, mas ela era feia, nem muito gorda nem muito magra, nem tinha a pele ruim, mas era feia. Não sei como explicar a feiúra da Genoveva. Se fosse uma garota bonita era mais fácil.

Já namorávamos havia dois meses quando Genoveva me disse que a mãe dela queria me conhecer As confusões entre namorados sempre começam quando as famílias se metem no meio. A velha ia achar uma porção de defeitos em mim.
Podem ler o artigo completo aqui

Depois há aqueles que tem vergonha do seu trabalho, da sua religião, do seu aspecto, do seu corpo, da sua idade, da sua acne, do seu estilo de vida, da sua gravidez, .... Será isto uma doença?

Você já reparou como a vergonha está superpresente na vida da gente? Para algumas pessoas, ela é tão forte que parece um monstro, um verdadeiro obstáculo para atingir a felicidade. Alguns a sentem em determinadas áreas e há aqueles que a vivenciam em outros planos.
artigo retirado daqui

Há quem diga que
a vergonha é uma outra palavra para o medo...será?

Vou continuar a pensar no assunto...!


2 comentários:

lady.bug disse...

vergonha, medo...

receio de assumir o compromisso perante os outros?
ou pior, perante nós mesmos...

Anónimo disse...

é um assunto mto delicado...delicado e complicado!! as vezes parece-me que esta gente vive uma mentira, as suas vidas são uma ilusão!