sexta-feira, abril 03, 2009

Antes infeliz ao teu lado... que infeliz sem ti!

Fui surpreendida por uma conversa com alguém que gosto muito, logo pela manhã.

E confesso que numa outra altura eu ia tentar que ela pensasse de outra forma. Limitei-me a ouvi. Ouvi-a em silencio, o que a levava às vezes perguntar-me se ainda estava do outro lado da linha.
Estava... e estava a ouvir...
Achei que é a única coisa que podia fazer por ela...


Magoa-la mais com as minhas opiniões não iria ajudar, posso apresentar possíveis soluções... mas valeram de alguma coisa?
Não sei...

Conversou ontem com o filho mais novo... quando lhe liguei estava transtornada. Sinto que ela até aguenta a realidade em que vive, mas quando lhe foi dita por palavras, senti que estava a beira de desabar... e não consegui dizer nada.
O filho pouco se manifesta, guarda muito ou tudo para ele... e não sei o que o fez ontem dizer-lhe o que todos pensamos há muito: "Mãe... o teu casamento é uma farsa"


Este mês, ela e o marido fazem tão somente 30 anos de casados!
Vive com este homem que não a estima, não a elogia, as conversas que têm são sobre temas banais.
Já nem existe a vergonha ou pudor de esconder que existe outra pessoa, no meio deles... e fala-se dessa pessoa como se fosse uma amiga normal, que tem imensos problemas e que ele ajuda sempre que pode...
Ela finge não se importar, diz-me que prefere assim, prefere que ele não lhe minta, assim sabe que eles falam, sobre o que falam, e sabe tudo o que se passa na vida da "dela"...


Quando me conta isto... fico sem palavras... como é que alguém, vive com isto todos os dias?Como é que alguém suporta dormir com alguém, nestas condições todos os dias?
Eu continuava em silêncio... a palavra pois, saía-me como um suspiro... para que sentisse que estava lá a ouvi-la.


Disse-me também: "eu não desisto dele, eu lutei muito para ter a minha Família unida, não tenho mais ninguém, se tiver que dividir com ela... divido... não me importo!"
Como???? Como é que ela não se importa???Que Família??? Ainda existe alguma Família???

Depois disse-me... "Um dia ele irá precisar de mim..." e foi repetindo isto...
Foi só aí que me prenunciei...
Perguntei: "estás a espera que ele te dê valor nessa altura?? estas a espera que ele fique doente? Se ele morrer amanha, se nunca ficar doente, se nunca precisar que trates dele? Não vais sentir que desperdiçaste a tua vida a espera de uma espécie de... agradecimento?"

Ela não esperava uma questão daquelas, ele morrer de repente? sem vir a precisar dela? sem nunca se sentir agradecido por a ter alia a cuidar dele?
Acho que nesse momento ficou sem chão...
Não quis deixa-la assim, achei que podia deixa-la a pensar em soluções (é bom que se pense que existem )... porque não procuras dedicar-te mais, estar mais com ele... planear coisas a dois, os teus filhos já são crescidos, ninguém depende de vocês!


Deixei-a pensar...


Estive com ela à tarde, e assim que entrei pela porta da sua casa, disse-me: "liguei-lhe... e perguntei-lhe se me Amava. E ele disse que o que sentia por mim morreu, que não... já não me ama... eu desliguei o telm e chorei..."
Não fiquei surpreendida... mas fiquei novamente em silencio!

Ouvi...


À pouco liguei-lhe...
Disse-lhe: "és uma mulher linda, uma Mãe fantástica, uma lutadora, um exemplo... não reconheço esta mulher que baixa os braços, que não se Ama... que deixa que lhe passem comprimidos e se entrega a toma-los a espera que os problemas se resolvam... Não se resolvem, apenas adias a sua resolução!

É claro que ele não te Ama, nem tu te Amas...
Queres que ele te Ame? Queres a minha ajuda? Eu ajudo-te!!!
Deixa os comprimidos... sorri e canta assim que acordas... arranja-te... olha-te ao espelho e orgulha-te da mulher que ali vês! És linda, precisas que eu te diga todos os dias o quanto és linda??? o quanto és boa pessoa, humilde, honesta, verdadeira, amiga, organizada, despachada, enérgica, decidida, trabalhadora... eu digo... se for preciso digo varias vezes ao dia até te cansares de me ouvires! E arranjo varias pessoas que te adoram, e reconhecem o teu valor para te dizerem isso, se achar que estas a duvidar de mim...lol"
E continuei... achei que o discurso de desistir não servia para ela, ela sempre lutou... não ia desistir agora, e se é isso que ela realmente quer... eu cá estarei por ela e com ela, sempre!
Se não resultar... espero te-la ajudado a gostar mais dela para que se for preciso, seja ela a dizer "afinal sou eu que já não te amo"...


Seja qual for o desfecho, desta vez eu ouvi... chorei durante um bocado, falei com a A, e depois ri com o C... Liguei-lhe, e quando a chamada estava a terminar, tive a satisfação de sentir que do outro lado já estava uma mulher diferente... ela agradeceu-me, disse-me: "nem sabes o bem que me fizeste... já me sinto muito melhor! Vou lutar..."


Agora está tudo nas mãos dela... na força... na coragem... no Amor!


C

0 comentários: